Rua benjamim Jacob , 38 Gutierrez-Belo Horizonte MG

Gengiva sangrando e inchada

Gengiva sangrando não é considerado algo normal, sendo um sinal de inflamação. Quando acontece, significa que alguma coisa precisa de atenção. Alguns casos têm solução simples, como a troca da escova dental. No entanto, o problema pode sinalizar o início de uma inflamação ou infecção.

Quando o sangramento se torna persistente ao toque, uso de fio dental, escovação ou alimentação é necessário consultar um dentista para identificar o que está causando o problema, a fim de eliminar o fator ou dar início a um tratamento.

Existem alguns fatores que fazem a gengiva sangrar, como:

  • Uso de força excessiva nos movimentos durante a escovação, escovas muito duras ou desgastadas podem ser o motivo da gengiva sangrar.
  • Gengivite: é uma inflamação gengival que inclui vermelhidão, inchaço e sangramento da gengiva durante a escovação ou uso do fio dental. Dessa forma, a gengivite é uma forma branda da doença gengival, causada pelo acúmulo de placa bacteriana na linha da gengiva, que pode levar a inflamação e sangramento.
  • Periodontite: é uma doença infecciosa e grave, que atinge tecidos e ossos que dão suporte aos dentes. Nesse caso, o sangramento ocorre mesmo que o paciente não esteja escovando os dentes ou usando o fio dental.
  • Não usar fio dental regularmente ou usar de forma inadequada.
  • Mudanças hormonais durante a puberdade, gravidez e menopausa.
  • Alimentação inadequada: uma dieta pobre em nutrientes essenciais como vitamina C e vitamina K pode enfraquecer a gengiva e levar ao sangramento.
  • Hábitos ruins: fumar pode diminuir a circulação sanguínea para a gengiva, resultando em sangramento.

Se você não sabia o que causa sangramento na gengiva, estes são os principais fatores. Lembrando que, caso qualquer sinal não seja tratado, a doença pode evoluir e trazer consequências para seu sorriso e para a saúde geral de seu organismo. Então, cuide bem de sua higiene bucal e consulte o dentista regularmente

Comente o que achou:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Leia Também