Rua benjamim Jacob , 38 Gutierrez-Belo Horizonte MG

Como saber se tenho Cárie

A cárie dentaria é formada a partir da desmineralização de camadas da estrutura dental causadas por bactérias presente na boca. Ao contrário do que a grande maioria das pessoas pensam, a cárie dental é uma doença multifatorial, sendo causada por alguns fatores como:

• Alimentação inadequada (rica em sacarose e muito fermentadas)
  • Higiene ruim e deficiente
  • Tempo
  • Predisposição (É a probabilidade aumentada de se desenvolver uma determinada doença)
  • Fatores extrínsecos e intrínsecos (como fluxo, composição e capacidade tampão da saliva, aspectos hereditários e imunológicos)
  • Microrganismo

Os sinais e sintomas da cárie dental dependem de vários fatores, incluindo a localização e o tamanho das cáries e o número de dentes afetados. Para começar, pequenas cavidades superficiais podem não provocar quaisquer sinais ou sintomas de dor.

Entretanto, à medida que a cárie progride, o indivíduo pode observar o seguinte:

• Manchas brancas na superfície do dente, indicando cárie precoce;
    Cavidades visíveis ​​no esmalte do dente;
  • Manchas marrons ou pretas na superfície do dente, indicando o desenvolvimento de cárie dentária;
  • Mau hálito
  • Dor ao morder ou mastigar alimentos;
  • Sensibilidade ou dor de dente na área da cavidade;
  • Dor de dente generalizada ou dor na mandíbula;
  • Dor ao mastigar ou beber, especialmente com alimentos quentes, frios ou açucarados.

Seu dentista irá procurar sinais de cárie dentária durante um exame bucal e poderá recomendar radiografias dentárias para auxiliar na busca por cáries entre os dentes ou atrás de obturações. Em seguida irá realizar o procedimento mais indicado para remoção do tecido cariado e da dor.

Comente o que achou: